07 outubro 2012

Resumo da aula do dia 27/08

Tema: Escravos e quilombos

   Hoje a professora Rossana deu uma parte do seu horário para falar sobre o vídeo que será feito pelos alunos com o tema aniversário de 10 anos da  rede salesiana de escolas. A professora passou uma atividade do livro didático da RSE página 100.
Coisas importantes ditas pela professora na aula:
Escravos de aluguel- que pode levar as pessoas de um lugar a outro.
O imposto que era cobrado no Brasil para os senhores de escravos era mais caro que o escravo.
Quilombo é uma forma de resistência, uma forma de comunidade, lá era limpo.
O preconceito do Brasil não é racial é econômico.
O governo antes ficava atrás dos quilombos foram se alastrando e o governo caiu na real que os senhores que eram responsáveis pelo escravo.  


by: Talita Monteiro

__________________________________________

Tema: RSE e escravidão

  Hoje a professora Rossana cedeu uma parte de sua aula para explicar sobre o projeto de comemoração de aniversário da Rede Salesiana de Escolas. Todas as escolas da rede espalhadas pelo mundo inteiro estão fazendo vídeos mostrando suas atividades e a família salesiana. Este vídeo não terá cortes, será feito no turno da tarde, alunos e educadores. 
 Houve uma discussão em sala sobre escravos e quilombos. Falamos dos tipos de escravos, o que são quilombos, preconceito racial e o governo explorador.

Quilombo: são povoações construídas por escravos fugitivos.

 O Quilombo dos Palmares foi um dos maiores e o mais conhecido, no entanto, existiram muitos cujos herdeiros, permaneceram nas comunidades e lutam, ainda hoje, pela legalização da posse da terra.
 Palmares resistiu a inúmeras investidas das tropas governamentais e só foi destruído em 1695, após cerca de três anos de luta contra os "paulistas" liderados por Domingos jorge Velho. A data da morte de seu líder, Zumbi, em 20 de novembro, tornou-se o "dia Nacional da Consciência Negra''.

Neste link abaixo vocês podem assistir o vídeo de aniversário da RSE:

by: Marina Nadu
___________________________________________

Hoje a professora Rossana cedeu uma parte de sua aula para falar sobre o vídeo que sera realizado pelos educandos e educadores do colégio salesiano, como aniversario de 10 anos da rede. Esse projeto é realizado por todas as escolas da rede espalhadas por todo o mundo, com a expectativa de mostrar como é a convivência entre alunos e os educadores da instituição. Depois de discutirmos sobre esse projeto a professora explicou de uma forma mais detalhada como eram os quilombos dos palmares.

O Quilombo dos Palmares localizava-se na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertence ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.
Conheceu o seu auge na segunda metade do século XVII constituindo-se no mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura. 


by: Marina Galindo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.