10 outubro 2012

Resumo da aula do dia 21/09

Tema: Atividade do livro didático

Hoje a professora Ana Clara passou no quadro o que devemos realizar. Devemos fazer algumas atividades do livro didático, de acordo com os grupos da mostra cultural. Devido ao tempo muito quente fomos para a área livre, realizar as atividades. Mas antes ela passou as instruções:

21/09_ Atividade de história- páginas 111 a 114.
Texto: " Ações afirmativas" (fundação cultural Palmares)
I- Instruções:
1- De acordo com a proposta de trabalho para a "Mostra Cultural" e o projeto de inculturação (lei 10.639/2003);
a) Reunir os grupos de trabalho da Mostra Cultural.
b) Ler o texto acima e discutir suas ideias mais importantes.
- Identifique as ideias principais em cada parágrafo.
c) Selecionar/ escolher uma das ações expostas no texto e pesquisar (em casa) sobre ela.
d) Elaborar as propostas a,d,f do exercício 32 (página 114)

  • Para casa: Fazer o exercício número 33 (a,b,d) da página 114 e registra- lo no blog.
Tarefa: Número 33 (página 114)

a) Sim, existem remanescentes  de quilombos, como a dos Arturos e Luízes.
b) Esses remanescentes de quilombos são encontrados na região metropolitana de Belo Horizonte, em bom estado.
d) Arturos: É uma comunidade descendente de quilombolas em Domingos Perreira, próximo da cidade de Contagem (MG). Este povo está sendo cada vez mais conhecido e faz da cidade um espaço de visitação. A comunidade foi formada pelos escravos fugidos: Arthur Camilo Silvério ( de onde vem o termo Arturos) e Felisbela Rita Cândida, na segunda metade do século 19.

Luízes: Os remanescentes dos quilombos de Luízes também conhecido no bairro Grajaú como Vila Maria Luiza Moreira- reivindicam o território situado na zona Oeste da cidade, sobre a avenida Silvia Lobo, constituído por um núcleo habitacional, que reúne mais de 70 residentes. Completando 114 anos de vida coletiva nesse território, o espaço pleteado constitui o local de moradia, de produção, de reprodução, de celebração da vida comunitária e da religiosidade do grupo.

by: Marina Galindo
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Tema: Atividades

  Hoje a professora passou algumas instruções para realizarmos uma atividade passada por ela no livro didático, que será realizada na área livre juntamente com os grupos da Mostra Cultural.


Atividade de história- páginas 111 a 114.

Texto: "Ações afirmativas" (fundação cultural dos Palmares)

Instruções:

1) De acordo com a proposta de trabalho para a "Mostra Cultural" e o projeto de inculturação (lei 10.639/2003) :
a) Reunir os grupos de trabalho da Mostra Cultural.
b) Ler o texto acima e discutir suas ideias mais importantes.
- Identifique as ideias principais em cada parágrafo.
c) Selecionar/escolher uma das ações expostas no texto e pesquisar (em casa) sobre ela.
d) Elaborar as propostas a,d,f do exercício 32 (página 114).

Atividade de Casa: 
- Página 114 (exercício 33 - a,b,d)

A) Próximo e em minha cidade existem muitas comunidades remanescentes de quilombos, como os Luízes e os Mangueiras - Belo Horizonte; os Arturos - Contagem; os Felipe - Caeté; os Córrego do feijão e os Sapé - Brumadinho e os Pinhões e os Santa Rita - Santa Luzia.

B) Atendendo as reivindicações dos quilombolas, a Superintendência do Incra em Minas Gerais abriu diversos processos para a titulação de terras de quilombo. Em maio de 2007, estavam em tramitação 67 processos. No entanto, 61 deles apenas haviam recebido um número de protocolo, ou seja, nenhuma medida efetiva havia sido tomada pelo governo no sentido de encaminhar a regularização daqueles territórios.

D) De acordo com o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva - Cedefes, existem aproximadamente 400 comunidades quilombolas no Estado de Minas Gerais distribuídas por mais de 155 municípios. As regiões do estado com maior concentração de comunidades quilombolas são a região norte e a nordeste, com destaque nesta última para o Vale do Jequitinhonha.


De acordo com dados apresentados pelo Cedefes, a maior parte das comunidades quilombolas do estado apresenta-se em contexto rural. No entanto, Minas Gerais se destaca pela presença significativa de quilombos em áreas urbanas.


A morosidade do governo em proceder a titulação de suas terras foi a principal razão que motivou as comunidades quilombolas a se unir em busca da garantia de seus direitos. No ano de 2004, elas criaram a N´Golo, a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais.


A organização dos quilombolas tornou visível a sua história de resistência, trouxe a valorização da auto-estima e ainda resultou na criação de programas governamentais especiais para suas comunidades. Essas são conquistas que os homens e as mulheres quilombolas se orgulham. Como desafio permanecem a luta pelo reconhecimento e a titulação de seus territórios. Até junho de 2007, uma única comunidade em Minas Gerais havia conseguido a titulação de suas terras: Porto Corís.


Atendendo as reivindicações dos quilombolas, a Superintendência do Incra em Minas Gerais abriu diversos processos para a titulação de terras de quilombo. Em maio de 2007, estavam em tramitação 67 processos. No entanto, 61 deles apenas haviam recebido um número de protocolo, ou seja, nenhuma medida efetiva havia sido tomada pelo governo no sentido de encaminhar a regularização daqueles territórios.


Em Minas Gerais, a luta pela terra quilombola apresenta-se imbricada na luta pelo acesso à água e pela preservação do meio ambiente. Ao enfrentar a seca, os grandes projetos de desenvolvimento (hidrelétricas e mineração principalmente), as monoculturas de eucalipto e a especulação imobiliária, no caso dos quilombos urbanos, essas comunidades tentam fazer valer o seu direito de permanecer em terras conquistadas por seus antepassados.




by: Marina Nadu
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Tema: Atividade de história

   Hoje a professora Ana Clara passou algumas instruções sobre como era para fazer as atividades passada no livro, logo em seguida nós fomos para área livre junto com o grupo da Feira de Cultura.


Atividade de história- páginas 111 a 114.

Texto: "Ações afirmativas" (fundação cultural dos Palmares)

Instruções:

1) De acordo com a proposta de trabalho para a "Mostra Cultural" e o projeto de inculturação (lei 10.639/2003) :
a) Reunir os grupos de trabalho da Mostra Cultural.
b) Ler o texto acima e discutir suas ideias mais importantes.
- Identifique as ideias principais em cada parágrafo.
c) Selecionar/escolher uma das ações expostas no texto e pesquisar (em casa) sobre ela.
d) Elaborar as propostas a,d,f do exercício 32 (página 114).

Atividade de Casa: 
- Página 114 (exercício 33 - a,b,d)

by: Talita Monteiro

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