22 outubro 2012

Resumo da aula do dia 01/10

Tema: Lei 10.639
Hoje a professora Ana Clara explicou novamente o que significou a lei 10.639/2003 e o que estava mudando com ela em vigor. Pelo o que eu entendi essa lei significa que todas as instituições de ensino terá como ensino obrigatório a cultura afro- brasileira e história.

01/10_ Diretrizes curriculares para a educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história da África e cultura afro- brasileira e africana (lei 10.639/2003)
1- Educação para as relações étnico-raciais:
site da lei correta:(www.uel.br/...leafro/.../dcn)
1.1- Etnia       x       raça
       (cultura)         (conjunto de caracteres genéticos que distingue um grupo humano)
1.2- Relações étnico raciais: convivência/ coexistência de diversos grupos culturais/ raciais numa mesma sociedade.
1.3- O papel da educação: promover o respeito às diferenças e reconhecimento da diversidade cultural através da:
a) Equidade: garantia de direitos iguais.
b) Liberdade de expressão das diversas manifestações culturais:

  • religiosas
  • Intelectuais
  • Costumes
  • Linguísticas
  • Artísticas
  • etc...
História e cultura afro- brasileira e africana: o que determina a lei 10.639/203 e seus desobramentos:
2.1- Altera o art. 26. A da lei 9394/996 (diretrizes e bases da educação nacional)
2.2- Objetivos

by: Marina Galindo

__________________________________

Tema: Lei Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003)

  Hoje, como o próprio tema já diz, a aula foi voltada novamente para a Lei 10.639/2003. A professora passou um roteiro com as funções e intenções da lei.

ROTEIRO:
1) Educação para as relações étnico-raciais:
(www.uel.br)

1.1- Etnia  X  Raça
          |               |
    Cultura     Conjunto de caractere genéticos que distingue um grupo humano

1.2- Relações étnico-raciais: convivência/ coexistência de diversos grupos culturais/ raciais numa mesma sociedade.

1.3- O papel da educação: promove o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural através da:
a) Equidade: garantia de direitos iguais
b) Liberdade de expressão das diversas manifestações culturais:
* Religiosas                          * Linguísticas
* Intelectuais                        * Artísticas
* Costumes                          * etc...

2) História e cultura Afro-Brasileira e Africana: o que determina a Lei 10.639/2003

2.1- Altera o artigo 26.A da lei 9394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

2.2- Objetivos:
a) Consciência Política e Histórica da Diversidade:
---> este objetivo visa:
1. promover a igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos.
2. compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais diferentes, com histórias e culturas diferentes.
3. valorizar a história dos povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção da cultura brasileira.

b) Fortalecimento de Identidades e Direitos:
---> este objetivo visa:
1. romper com as imagens negativas formadas por diferentes meios de comunicação contra os negros e os indígenas.
2. criar condições excelentes de formação e de instrução a serem oferecidas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

c) Ações Educativas de Combate ao racismo e a Discriminações:
---> este objetivo visa:
1. valorizar a aprendizagem relacionada às relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como às relações entre negros, brancos e indígenas no conjunto da sociedade.
2. valorizar todas as formas de manifestação do pensamento e expressão: oralidade, corporidade, arte, por exemplo: a dança e a música, que são marcas da cultura africana.
3. aprender a valorizar o patrimônio cultural Afro-brasileiro, preservá-lo e difundi-lo.

by: Marina Nadu
____________________________________

Tema: Lei Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei 10.639/2003)

   Hoje a professora Ana Clara apresentou um estagiário, ele cursa história na UFMG. Então a professora falou que para passar na UFMG é necessário que haja muita dedicação do estudante desde a educação infantil ao ensino fundamental II para que no 3° ano do ensino médio,não precisar de fazer cursinho para passar na prova.Logo em seguida a professora começou  a passar um roteiro de pesquisa sobre a lei 10.639/2003.


1.1- Etnia  X  Raça
          |               |
    Cultura     Conjunto de caractere genéticos que distingue um grupo humano

1.2- Relações étnico-raciais: convivência/ coexistência de diversos grupos culturais/ raciais numa mesma sociedade.

1.3- O papel da educação: promove o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural através da:
a) Equidade: garantia de direitos iguais
b) Liberdade de expressão das diversas manifestações culturais:
* Religiosas                          * Linguísticas
* Intelectuais                        * Artísticas
* Costumes                          * etc...

2) História e cultura Afro-Brasileira e Africana: o que determina a Lei 10.639/2003

2.1- Altera o artigo 26.A da lei 9394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

2.2- Objetivos:
a) Consciência Política e Histórica da Diversidade:
---> este objetivo visa:
1. promover a igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos.
2. compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais diferentes, com histórias e culturas diferentes.
3. valorizar a história dos povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção da cultura brasileira.

b) Fortalecimento de Identidades e Direitos:
---> este objetivo visa:
1. romper com as imagens negativas formadas por diferentes meios de comunicação contra os negros e os indígenas.
2. criar condições excelentes de formação e de instrução a serem oferecidas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

c) Ações Educativas de Combate ao racismo e a Discriminações:
---> este objetivo visa:
1. valorizar a aprendizagem relacionada às relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como às relações entre negros, brancos e indígenas no conjunto da sociedade.
2. valorizar todas as formas de manifestação do pensamento e expressão: oralidade, corporidade, arte, por exemplo: a dança e a música, que são marcas da cultura africana.
3. aprender a valorizar o patrimônio cultural Afro-brasileiro, preservá-lo e difundi-lo.

by: Talita Monteiro

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.