21 maio 2012

Resumo da aula do dia 21/05


Tema: Capítulo 2 - Escravidão Indígena no Brasil

  Hoje a aula foi sobre o Capítulo 2 - "Escravidão Indígena no Brasil". A professora passou no quadro o fichamento sobre o capítulo 2. Houve também um pequeno debate entre os alunos Jader, Anna Carolina, Ana Beatriz, Ingrid, Daniela e Vitória, onde a professora fez perguntas sobre o descobrimento do Brasil a eles.
  Será cobrado no dia 25/05 a leitura do livro "A Idade Média explicada aos meus filhos", será feito o debate sobre o mesmo, que valerá pontos de participação para a 2ª Etapa.

FICHAMENTO:   Capítulo 2: Escravidão Indígena no Brasil

1) O "descobrimento" (?) do Brasil.
1.1) A chegada dos portugueses.
1.2) A colonização: Mercantilismo.

2) A escravização dos "índios".
2.2) A empresa colonial no Brasil.
a) Ciclos da economia colonial.
  • extrativismo vegetal
  • o ciclo do açúcar
  • o ciclo do ouro

3) A reação dos índios à escravidão.

3.1) Confederação dos tamoios.
3.2) Confederação dos Cariri.

RESPOSTAS:

1) O território brasileiro já era habitado há milhares de anos antes da chegada dos europeus e que deixaram diversas marcas de sua existência. 
1.1) A chegada dos portugueses ocorreu em 1500, esse período foi chamado de colonial, que se estendeu desde o início da exploração da terra, até a emancipação política de Portugal.  
1.2) A busca por metais preciosos, em que os espanhóis obtiveram maior sucesso em suas colônias, foi uma das práticas marcantes do século XVI e é conhecida como metalismo. O metalismo ganhou no final do período entre os séculos XVI e XVIII o nome de MERCANTILISMO.  

2) A luta contra a escravidão indígena extrapolou as fronteiras territoriais, que exigiram estratégias de guerra: a aliança entre os diferentes povos indígenas na luta contra um inimigo comum. Destacou-se entre duas delas a "Confederação dos Tamoios e dos Cariri".
2.2) As metrópoles deveriam fornecer produtos inexistentes ou de baixa produtividade na Europa, mas forneciam às colônias os produtos manufaturados, essas condições ficaram conhecidas como "Pacto Colonial", no entanto, era um acordo unilateral, imposto pelas metrópoles.
a)  

  •  a extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica daquela época. Esse trabalho era feito com mão-de-obra indígena.
  • a produção agrícola era privilegiada pelo cultivo em grande escala pela cana-de-açúcar, que servia como moeda de troca no mercado africano e que era um produto de enorme procura no mercado europeu.
  • foi considerada como principal atividade econômica do país a extração e a exportação do ouro. Foram encontradas pelos bandeirantes as primeiras minas em Mina Gerais, Goiás e Mato Grosso.
3) Alguns povos indígenas se aliaram aos portugueses, ajudando-os na captura de povos inimigos, outros resistiram e foram escravizados ou massacrados, alguns seguiram o sertão e outros se agruparam junto às missões jesuíticas. 
3.1) A aldeia dos tupinambás se uniu com a dos tupinambás da Guanabara, Angra dos Reis, Ubatuba e com outros povos, como os Goitacases e Aimorés, formando a chamada "Confederação dos Tamoios", em 1555.
3.2) Foi chamado de "Confederação dos Cariri" o movimento de resistência à ocupação de terras indígenas e dos quilombolas empreendido juntamente por vários povos do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Bahia.


                             
 "Confederação Dos Tamoios"                                   "Confederação Dos Cariri"

by: Marina Nadu
Fontes: www.google.com.br
            Livro Didático RSE de História 8º ano

___________________________

Tema: Capítulo 2 - Escravidão Indígena no Brasil

Na aula desta segunda-feira Ana Clara ao início da aula não falou nada e se dirigiu para o quadro, onde começou a passar uma nova matéria que tinha sido para ser pesquisada na aula passada que é escravidão indígena no Brasil. Depois de copiar no quadro, ela escolheu por sorteio na lista de chamada 5 alunos que foram: Vitória, Daniela, Ingrid, Anna Carolina e Jader. Eles foram sortiados para poderem responderem as perguntas feitas pela professora sobre o mesmo e sobre o descobrimento do Brasil. Com esse debate eu fiz algumas anotações importantes sobre o mesmo.

21/05- História
Cápitulo 2: Escravidão Indígena no Brasil:
1) O "deslocamento" (?) do Brasil.
2- A colonização dos índios.
2) A empresa colonial no Brasil.
a) Ciclos da econômia colonial:
* Extrativismo vegetal.
* O ciclo da açúcar.
* O cilco do ouro.
3) A reação dos indígenas à escravidão.
1- Confederação dos tamoios.
2- Confederação dos cariri.

Anotações do dabate:

* A América foi descoberta no ano de 1500, por Cristovão Colombo que era um Italiano, porém atravessou o oceano Atlântico e Índico com uma bandeira espanhola.
* Ele tinha destino para chegar as Indias, a leste, mas por causa do mar que estava muito agitado ele acabou chegando a América, pensando que estava nas Indias, pois ele gastou o mesmo tempo que tinha calculado para sua chegada.
* Quem descobriu o Brasil foram os portugueses.

                                    


by: Marina Galindo














_________________________________

Tema: Capítulo 2 - Escravidão Indígena no Brasil

   Hoje a professora Ana Clara passou no quadro um fichamento sobre o capítulo 2- Escravidão Indígena no Brasil e falou que era para pesquisar e ler o capítulo 2 em casa. A professora fez um pequeno debate, sorteou 5 alunos na lista de chamada que foram: Ana Beatriz, Anna Carolina, Daniela, Ingrid, Jader e Vitória, para responder as perguntas da professora.

FICHAMENTO:   Capítulo 2: Escravidão Indígena no Brasil

1) O "descobrimento" (?) do Brasil.   
1.1) A chegada dos portugueses.
1.2) A colonização: Mercantilismo.

2) A escravização dos "índios".
2.2) A empresa colonial no Brasil.
a) Ciclos da economia colonial.
  • extrativismo vegetal
  • o ciclo do açúcar
  • o ciclo do ouro

3) A reação dos índios à escravidão.

3.1) Confederação dos tamoios.
3.2) Confederação dos Cariri.


by:  Talita Monteiro 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.