21 agosto 2012

Resumo da aula do dia 13/08

Na aula desta segunda-feira a professora Rossana cedeu o seu horário de aula, para poder aplicar a prova de português, que não havia dado para aplica- la no horário da mesma. Então como não tivemos aula a Rossana passou um dever de casa, que foi as páginas 89 e 90, 82 a 90(fazer resumo)


Tarefa: Fichamento páginas 82 a 90.

  Escravidão no Brasil 

1° parágrafo:  A chegada dos escravos da África teve início já nas primeiras décadas de colonização do Brasil. 

2° parágrafo: Com o início da produção açucareira nas colônia portuguesa, consolidou- se o uso da mão-de-obra africana, onde gerou muitos lucros.

3° parágrafo: No Brasil estima- se que, de 1551 a 1870 tenha chegado cerca de 10.247.500 escravos africanos.

4° parágrafo: Com o grande número de escravos no Brasil foi iniciada no século XVIII a construção de um forte, para o depósito de escravos na região, pagos e mantidos pelos comerciantes baianos. Com isso vários comerciantes baianos de estabeleceram na costa do Brasil.

5° parágrafo: A vida dos escravos eram bastante difícil, pois tinham que obedecer ao tudo o que o seu senhor mandava. Então para comunicarem que o senhor estava vindo eles usavam a expressão "Malungu, Ngoma vem!".

6° parágrafo: Essa língua era aprendida na longa travessia atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana cultivada entre os escravos.

7° parágrafo: Segundo uma professora Alemã a atribuição de nomes aos escravos não aconteciam somente no tráfico, mas também quando eles eram libertos.

8° parágrafo: Mas enquanto não eram libertos eles mantiam os escravos insolados de seus antepassados, sem direito à família e aos instrumentos simbólicos da sua identidade: nome, vestuário, linguagem ou marcas corporais - corte de cabelos, penteado, pintura, ornamentos, etc.

by: Marina Galindo
______________________________________

Tema: Não houve aula de história.

Hoje não tivemos aula de história. A professora cedeu sua aula para aplicar a prova de Língua Portuguesa, mas passou mesmo assim uma tarefa para próxima.

Resumo: "Escravidão no Brasil"
  Já nas primeiras décadas de colonização do Brasil houve a chegada dos escravos africanos.
  Inicializando o processo da produção açucareira na colônia portuguesa foi necessário o uso da mão de obra escrava africana. Foi legalizado por D. Sebatião o tráfico negreiro.
  De 1551 a 1870 é estimado o desembarcar que de um total de 10.247.500 escravos africanos no Brasil.
  Portugal estabeleceu uma relação direta com os africanos, driblou o regime de exclusividade metropolitana.
  O tráfico de escravos com a região do golfo do Benin era feito principalmente, com a cidade de Salvador.
  Francisco Félix de Souza chegou à costa ocidental da África e se tornou um dos maiores traficantes de escravos da região.

"Marcas de Identidade" 
  "Malungue, Ngoma Vem!" era a expressão usada pelos escravos para avisar os companheiros da chegada do senhor ou do feitor.
  Essa "língua comum" era aprendida durante a travessia atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana e cultivada entre os escravos como uma das formas de resistência ao desenraizamento.
  O texto "Viagem à escravidão" trata sobre o tráfico negreiro ilegal, flagado graças ao encalhe do navio "Relâmpago".
  Os nomes sem relação com a história pessoal não acontecia apenas em casos de tráfico.
  A escravidão nas colônias americanas significava o fim das relações sociais, a perda da liberdade e a submissão pela violência, mantendo o escravo isolado de seus antepassados, sem direito à família e aos instrumentos simbólicos da sua identidade.
  Além dos nomes cristãos, para evitar fugas, os escravos eram punidos com a separação dos membros da família, que eram  vendidos para fazendeiros de regiões muito distantes.

by: Marina Nadu
___________________________________________
Tema: Não houve aula de história.

   Hoje a professora Rossana cedeu seu horário para aplicar a prova de português. Ela passou um para casa que era para fazer resumo da página 82 a 90 do livro didático da RSE.

Escravidão no Brasil:
   Os escravos da África chegaram ao Brasil nas primeiras décadas de colonização.
   Com inicio da produção açucareira, na colônia portuguesa, com isso teve inicio do uso da mão de obra escrava africana.
   Os africanos se envolveram ativamente no lucrativo comércio transatlântico. Francisco Felix chegou à costa ocidental da África e se tornou um dos maiores traficantes de escravos da região.
Castelo sinistro: 
   Os homens negros acorrentados no calabouço escuro e fétido do castelo.Dali eram embarcados nos porões do navio para uma viagem torturante. Um quinto morria no caminho. Os que sobreviviam teriam que trabalhar como escravos nas plantações de cana-de-açúcar.
by: Talita Monteiro   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.