21 agosto 2012

Resumo da aula do dia 02/07

Tema: Lei federal 10.639/2003

Hoje dia 02/07 segunda-feira Ana Clara passou no quadro a lei 10.639, deixando- nos bastante ansiosos para saber o que significava a mesma.

02/07_ História


  • Projeto enculturação Carisma salesiano em contexto Afro-brasileiro e lei federal 10.639/2003

Essa lei significa que em todas as escolas brasileiras hoje em dia é obrigatório o ensino de história e cultura Afro-brasileira.
Para conseguirmos entender melhor, caso ajam dúvidas eu pesquisei sobre essa lei federal 10.639/2003, e encontrei o seguinte:
É a lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. 


                       



by: Marina Galindo




_____________________________________________


Tema: Projeto Inculturação Carisma Salesiano em contexto Afro-Brasileiro e lei federal 10.639/2003

Hoje a professora Ana Clara começou a aula falando sobre o nosso projeto da feira de Cultura e suas Tecnologias. Nos informou sobre a cultura Afro e nos informou sobre a lei federal citada no tema deste resumo.

LEI FEDERAL 10.369/2003

Lei que indica o ensino obrigatório de história e cultura Afro-brasileira em todas as escolas brasileiras. Esta lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.


História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Quilombo dos Palmares

História e características
O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Ele surgiu e se desenvolveu na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga.

O auge do Quilombo dos Palmares foi a segunda metade do século XVII, embora tenha surgido no final do século XVI.

Era constituído por quilombolas (escravos fugitivos das fazendas que viviam nos quilombos) que tinham sido escravos em fazendas das capitanias da Bahia e Pernambuco.
Tornou-se símbolo da resistência negra à escravidão.

Organização

O Quilombo dos Palmares era composto por vários mocambos (núcleos de povoamento). Os principais foram: Subupira, Macaco e Zumbi. De acordo com historiadores, o Quilombo de Palmares atingiu de 15 a 20 mil quilombolas na segunda metade do século XVII.

Economia
Os quilombolas de Palmares viviam basicamente da agricultura de subsistência, da pesca e caça. Plantavam milho, banana, feijão, mandioca, laranja e cana-de-açúcar. Faziam também artesanato com cerâmica, tecido palha e até metais.

Organização política e lideranças

Alguns historiadores acreditam que o Quilombo dos Palmares tinha uma organização política semelhantes aos reinos africanos, ou seja, poder centralizado nas mãos de um líder. Ganga Zumba e Zumbi foram os líderes mais conhecidos deste quilombo.

Repressão
Considerando uma ameaça a organização política e social da colônia, o governo colonial organizou várias expedições para reprimir e dominar o Quilombo de Palmares.
O quilombo foi dominado somente em 1695, após a investida militar do bandeirante Domingos Jorge Velho. Em 20 de novembro, Zumbi foi emboscado e morto.

Zumbi dos Palmares
by: Marina Nadu

Fontes: Sua Pesquisa
             Sua Pesquisa
             Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.