04 abril 2012

Resumo da aula do dia 03/04

Tema: Crise do Sistema Feudal - séc. XIV - XV


  Hoje a professora Ana Clara começou a aula falando sobre a primeira avaliação. Disse que a maioria da turma não foi bem, e que não era para nos preocuparmos, porque a primeira prova é para os professores intenderem o que precisam trabalhar mais com a turma.
  A professora entregou para toda a turma um texto feito pelo professor de história Éder. O texto é sobre a peste negra.
  De para casa ela pediu para que, além das palavras que passara no quadro, era para pegarmos todas as demais palavras desconhecidas e procurarmos seus significados.
  Para entregar ela pediu uma síntese em no mínimo 10 linhas sobre o texto "A Peste Negra", com capa de forma padrão.


                                                                      VOCABULÁRIO:

  • BUBÔNICA: é uma doença transmitida pela pulga contaminada (Xenopsylla cheopis), que se contamina com bactérias do rato, que quando pica um humano regurgita o sangue no ferimento e o infecta.
  • ATERRORIZANTE: é causar medo, terror, pavor.
  • PROTAGONIZAR: ser o principal agente da história. Ator/sujeito que tem o papel mais importante (Peste Negra: protagonista).
  • DIZIMOU: exterminou, matou, extinguiu.
  • EPIZOOTIA: grande número de animais contaminados com bactérias de diversas doenças.
  • GÂNGLIOS LINFÁTICOS: são estruturas que fazem parte do sistema linfóide periférico, do qual participam o baço e o tecido linfóide associado às mucosas.
  • INTOLERÂNCIA: opinião ou crença que se diverge. Impossibilidade para um organismo de suportar certas substâncias, ser alérgico.
  • APATIA: ser indiferente, ter indiferença, insensibilidade, sonolência, frieza, inércia, indolência.
  • VERTIGEM: tontura, atordoamento
  • TETRACICLINA: antibiótico fúngico cuja molécula compreende quatro ciclos e que tem amplo espectro bactericida.
  • ESTREPTOMICINA: antibiótico extraído de um bolor, ativo contra o bacilo da tuberculose, do carbúnculo hemático.
  • MORTÍFERO: que produz a morte, mortal, fatal.
  • ASSOLOU: devastou, arrasou,destruiu.
  • DISSECAÇÃO: cortar, retalhar, analisar.
  • DESCORTINANDO: distinguir, notar, descobrir, enxergar, revelar, mostrar.
  • EVISCERAÇÃO: ato ou efeito de eviscerar, tirar as vísceras.
  • MUTAÇÃO: mudança de forma ou de essência.

                     
                                                     by: Marina Nadu

Fonte: www.google.com (imagens)
______________________________________



Tema: Crise do sistema feudal.

Na aula do dia 03/04 terça- feira, a professora Ana Clara entregou para cada aluno um texto sobre a peste negra, que é uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, pois na prova a maioria não foi bem, por causa de interpretação de texto que não foi boa, então lemos e interpretamos o texto coletivamentee e a professora escreveu os significados de algumas palavras que não sabiamos o significado:

03/04_ História: Crise do sistema feudal- séc XIV- XV.
1° Causa: A peste negra.
-  Palavras desconhecidas:
Dizinou: Exterminou (matar)- extinguir.
Aterrorizante: Casusar medo, pavor, terror...
Protagonizar: Ator/ sugeito que tem papel mais importante (peste negra- protagonista).
Epizotia: Grande númeor de animais (ratos).
Contaminados: Com bactérias de diversas doenças.
Gânglios linfâticos:São pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática.
Tetraciclina:As Tetraciclinas são um grupo de antibióticos usados no tratamento das infecções bacterianas.
Vertigem: Tonteira.
Delírio: quando a febre ta muito alta você ve anucinações.
Apatia: Não tem interesse por nada.
Letalidade: Risco de morte.


Para Casa_ segunda- feira 09/04

- Fazer uma síntese em no minímo 10 linhas do texto (para entregar).
- Cabeçalho: Nome do colégio,
                     Título do trabalho,
                     Nome do aluno e turma,
                     Nome da professora,
                     Data de entrega.


                                   By: Marina Galindo


_________________________________

Tema: Crise do sistema feudal.

   No dia 03/03 eu não fui a aula, pois estava viajando, conforme as meninas do meu blog me passaram, a professora Ana Clara passou sobre a crise do sistema feudal e entregou um texto sobre a peste negra e colocou no quadro algumas palavras que a turma teve dificuldade quanto ao seu significado.

VOCABULÁRIO:

Dizimou: Exterminou, matou, extinguiu
Aterrorizante: Encher-se de terror, pavor, medo.
Protagonizar: Ser o personagem principal, sugeito que tem papel mais importante (peste negra- protagonista).
Epizootia: Grande númeor de animais (ratos) contaminados com bactérias de diversas doenças.
Gânglios linfâticos: São órgãos que constituem de vários tipos de células e são parte do sistema linfáticoagem como filtro e armadilha para partícula externa. Importane para o sistema imunológico. 
Tetraciclina:As Tetraciclinas são um grupo de antibióticos usados no tratamento das infecções bacterianas.Produzidos por diversas espécies de   Streptomyces.
Vertigem: Tonteira.
Delírio: Alucinação.
Apatia:  Indiferença, sonolência, falta de interesse.
Letalidade: Mortalidade.
Mutação: Alteração genética.
Evisceração: Ato ou efeito de eviscerar, tirar as vísceras.
Bubônica ou peste negra ou peste:  è uma doença pulmonar ou septicêmica, infecticontagiosa, provocada pela bactéria Yersinia pestis.
Intolerância: Qualidade do que é intolerante; repugnância. Em matéria política, religiosa, atitude odiosa, agressiva, a respeito daqueles de cuja opinião ou crença se diverge.
Mortífero: Que produz a morte; mortal, fatal.
 Assolou: Devastar, arrasar, destruir.


Pesquisei sobre:
A Crise da Idade Média

Entre os séculos XI e XIII a população europeia mais que dobrou. Houve também o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais, mesmo assim não foi suficiente para a necessidade de alimentos.
No século XIV,  a peste negra se espalhou entre as populações causando mortes, que matou aproximadamente um terço da Europa. O lixo e o esgoto corriam a céu aberto, atraindo insetos e roedores portadores da peste. Os hábitos de higiene pessoal ofereciam grande risco, pois os banhos não faziam parte da rotina das pessoas.

Peste Negra  
Ficou conhecida na história como uma doença responsável por uma das mais trágicas epidemias que assolaram o mundo ocidental.Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos, encontraram nas cidades com condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente.
 O contato humano com a doença se dá pela mordida de ratos e pulgas contaminados com a bactéria Pasteurella pestis, ou pela transmissão aérea. A bactéria cai na corrente sanguínea, ataca o sistema linfático provocando a morte de diversas células e cria doloroso inchaço entre as axilas e virilhas. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta.
Esse inchaço espalha por todo o corpo, quando ataca o sistema circulatório, o infectado tem aproximadamente uma semana de vida. O preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes, abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados.
   
                        
Durante a crise feudal, a Peste Negra diminuiu os contingentes populacionais da Europa




Fonte:
http://www.copacabanarunners.net/linfonodos.html
         
                                                                                      by: Talita Monteiro
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.