Hoje na aula discutimos sobre as Instruções de Elaboração do Portfólio Virtual.
Houve um acerto dos grupos de ''Anjos'' e ''Protegidos''.
A professora deu a dica de vermos o filme "O Senhor da Guerra" e fazermos uma resenha sobre o mesmo.
COLÉGIO SALESIANO
|
Disciplina: HISTÓRIA Educador: Ana Clara F. Guimarães
|
Atividade: INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL
|
Caro(a) aluno(a),
Este ano, você fará um PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos os assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa em todas as aulas de História. Para fazer o seu PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.
1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Ele serve para o aluno demonstrar o que e como está aprendendo na sala de aula, produzindo sínteses (resumos, resenhas, relatórios) daquilo que ele estudou durante as aulas e em casa. Assim, no final do ano, o aluno terá um excelente material de estudo com todo o conteúdo, produzido por ele mesmo, e que pode ser útil para si e para outras pessoas, por muito tempo (como um álbum de família, ou um diário pessoal)
2) O QUE É UM PORTFÓLIO VIRTUAL – É uma página virtual (blog) onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados, como um diário de classe).
3) O PORTFÓLIO VIRTUAL poderá ser feito:
Ø Individualmente;
Ø Em duplas;
Ø Em trios.
Observações: No caso de duplas e trios
1. cada componente poderá postar seu material individualmente.
2. o blog será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.
4) COMO FAZER O PORTFÓLIO – fazer um PORTFÓLIO VIRTUAL de História pode ser tão interessante e divertido quanto produzir um álbum de fotografias em porta-retrato eletrônico, um vídeo ou colecionar qualquer coisa em arquivos virtuais. Por isto siga as “dicas” abaixo:
Ø 1º - Não falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para lhe repassar o assunto da aula perdida;
Ø 2º - Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.);
Ø 3º - Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula ficar mais dinâmica;
Ø 4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula
Ø 5º - Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro).
Ø 6º - Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e Professora na aula seguinte.
Ø 7º - Seja criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que ilustrem o assunto trabalhado.
Ø 8º - Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado.
Ø 9º - Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais em casa.
Ø 10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa diária, não deixe acumular conteúdos.
5) AVALIAÇÃO – A professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL ao longo de cada etapa, para avaliar o seu desempenho nas aulas, sem aviso prévio. Por isto, informe o endereço do seu Blog e mantenha o seu PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
Ø a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 10% do total de pontos de cada etapa.
| |||
Mas o que nos chama a atenção sob o ponto de vista de nossa consciência de cidadania é a liberdade com que o diretor e autor do roteiro se permite ter em criticar e denunciar de modo contundente o envolvimento do próprio governo americano nos negócios bélicos mundiais, sobretudo com países de ditadores sanguinários com os quais não poderia admitir relações sequer diplomáticas, quanto mais comerciais. Daí a conivência do establishment com o comércio ilegal de armas e suas relações com o submundo do crime e dos mais covardes atentados contra os direitos humanos.
A conclusão do roteiro, em que fica patente a vitória do crime contra o estado de direito americano, vai contra toda a tradição de luta e afirmação da legalidade da sociedade civil americana, através do sistema de mídia e a partir mesmo do que nos acostumamos a reconhecer como seu maior ideal de que o crime não compensa e a justiça acaba sempre por prevalecer.
Fontes: www.colegiosalesiano.com.br
www.avozdocidadão.com.br
by: Marina Nadu
________________________________________________________________________
Tema: Elaboração do portfólio virtual.
Na aula do dia 24/02 a professora Ana Clara entrgou para todos os alunos do 8° A uma folha com as instruções de como fazer o portfólio virtual e pra que serve o mesmo. Depois de lermos e discutirmos sobre a folha entregue a professora comentou sobre um filme que ela reconda para nós alunos assistirmos, o nome dele é O senhor das armas é um filme de 2005, do gênero drama, escrito e dirigido por Andrew Niccol. O filme fala sobre: Niccol conta a história da vida de Yuri Orlov, um ucraniano que imigra para os EUA com toda a família. Após presenciar um assassinato, ele decide ingressar no mundo de venda de armas. Em poucos anos, torna-se um dos maiores traficantes do planeta e, enquanto tenta escapar dos policiais que o perseguem, deve evitar que suas atividades influenciem sua família. Fontes: www.google.com.br ( imagem ) www.cineplayers.com ( filme )
Supostamente baseado em fatos reais (Niccol afirmou que Yuri Orlov é um amálgama de cinco traficantes existentes), O Senhor das Armas começa de maneira magistral.
|
By: Marina Galindo
____________________________________________________________
Tema: Elaboraçãodo Portfólio virtual
Hoje a professora Ana Clara entregou uma folha que estava explicando o que é para fazer no portfólio e como será avaliado. Ela montou os grupos: anjo e protegidos, começou a ler e explicar a folha.
A professora passou o nome de um filme que chama "Senhor das armas" para nos assistirmos.
O filme "Senhor das armas" é baseado em fatos reais. Atrvés de um Cdinome, Yuri Orlov, um imigrante ucraniano que vivia em Brooklin EUA.
Yuri Orlov junto com seu irmão Vitaly Orlov, eles começaram a vender armas ilegualmente. E se tornaram um dos maiores traficantes.
Vitalyse viciou em cocaína e é internado em uma clínica de reabilitação.
Yuri se casou com Ava. Yuri estava sendo vigiado por Jack Valentine um agente da interpol que queria prendê-lo. Jack pediu ajuda a mulher de Yuri Ava, que não sabia sobre os negócios do marido, para que ela o entregua-se Yuri. Ava confronta Yuri, ao ser confrontado Yuri aceita parar com negócio de armas. E monta uma empresa legalizada,que comerciava terras.
Yuri nãqo resistiu as propostatas e começou a vender novamente armas ilegal.
O filme termina com um Yuri sem amigos, abandonado por aqueles que o amava e continuou trafican- do armas ilegualmente sem se importar com as consequências
Fontes: http://www.google.com.br/ (imagem)
http://www.analisesenhordasarmas.blogspot.com.br/ (resumo do filme)
By:Talita Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.