14 março 2012

Resumo da aula do dia 24/02

Tema: Elaboração do Portfólio Virtual

  Hoje na aula discutimos sobre as Instruções de Elaboração do Portfólio Virtual.
  Houve um acerto dos grupos de ''Anjos'' e ''Protegidos''.
  A professora deu a dica de vermos o filme "O Senhor da Guerra" e fazermos uma resenha sobre o mesmo.




COLÉGIO SALESIANO
Disciplina:  HISTÓRIA                                                         Educador:  Ana Clara F. Guimarães
Atividade: INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL

Caro(a) aluno(a),

Este ano, você fará um PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos os assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa em todas as aulas de História. Para fazer o seu PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.

1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Ele serve para o aluno demonstrar o que e como está aprendendo na sala de aula, produzindo sínteses (resumos, resenhas, relatórios) daquilo que ele estudou durante as aulas e em casa. Assim, no final do ano, o aluno terá um excelente material de estudo com todo o conteúdo, produzido por ele mesmo, e que pode ser útil para si e para outras pessoas, por muito tempo (como um álbum de família, ou um diário pessoal)

2) O QUE É UM PORTFÓLIO VIRTUAL – É uma página virtual (blog)  onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados, como um diário de classe).

3) O PORTFÓLIO VIRTUAL poderá ser feito:
Ø       Individualmente;
Ø       Em duplas;
Ø       Em trios.

Observações: No caso de duplas e trios
1.     cada componente poderá postar seu material individualmente.
2.     o blog será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.

4) COMO FAZER O PORTFÓLIO – fazer um PORTFÓLIO VIRTUAL de História pode ser tão interessante e divertido quanto produzir um álbum de fotografias em porta-retrato eletrônico, um vídeo ou colecionar qualquer coisa em arquivos virtuais. Por isto siga as “dicas” abaixo:
Ø       1º - Não falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para lhe repassar o assunto da aula perdida;
Ø       2º - Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.);
Ø       3º - Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula ficar mais dinâmica;
Ø       4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula
Ø       5º - Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro).
Ø       6º - Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e Professora na aula seguinte.
Ø       7º - Seja criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que ilustrem o assunto trabalhado.
Ø       8º - Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado.
Ø       9º - Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais em casa.
Ø       10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa diária, não deixe acumular conteúdos.

5) AVALIAÇÃO  –  A professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL ao longo de cada etapa, para avaliar o seu desempenho nas aulas, sem aviso prévio. Por isto, informe o endereço do seu Blog e mantenha o seu PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
Ø       a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 10% do total de pontos de cada etapa.






de Andrew Niccol,
com Nicolas Cage
Baseado em fatos reais, o filme “Senhor da Guerra” é uma história de ação situada no mundo internacional do negócio de armas. O filme explora as conseqüências do fim da Guerra Fria – a enorme quantidade de armamento que os estados soviéticos venderam a outros países, principalmente da África, e a vasta soma de dinheiro que os negociantes de armas acabaram por ganhar.
Um deles é o dealer  Yuri Orlov. Proveniente da Ucrânia, antes do desmembramento dos estados da ex-União Soviética, a família Orlov emigrou para a América quando Yuri era ainda uma criança. Foi a intitular-se descendente de judeus que ele começou uma vida de inúmeras identidades fraudulentas, no mundo obscuro da venda de armas. Penetrando em algumas das mais mortais zonas de guerra, ele luta para ficar sempre um passo à frente do agente da Interpol, dos seus rivais no negócio, até mesmo dos seus clientes, onde se incluem os mais famosos ditadores.
Mas o que nos chama a atenção sob o ponto de vista de nossa consciência de cidadania é a liberdade com que o diretor e autor do roteiro se permite ter em criticar e denunciar de modo contundente o envolvimento do próprio governo americano nos negócios bélicos mundiais, sobretudo com países de ditadores sanguinários com os quais não poderia admitir relações sequer diplomáticas, quanto mais comerciais. Daí a conivência do establishment com o comércio ilegal de armas e suas relações com o submundo do crime e dos mais covardes atentados contra os direitos humanos.
A conclusão do roteiro, em que fica patente a vitória do crime contra o estado de direito americano, vai contra toda a tradição de luta e afirmação da legalidade da sociedade civil americana, através do sistema de mídia e a partir mesmo do que nos acostumamos a reconhecer como seu maior ideal de que o crime não compensa e a justiça acaba sempre por prevalecer.                                                                  

                                                          
Fontes: www.colegiosalesiano.com.br
            www.avozdocidadão.com.br 


                                                          by: Marina Nadu
________________________________________________________________________

Tema: Elaboração do portfólio virtual.

Na aula do dia 24/02 a professora Ana Clara entrgou para todos os alunos do 8° A uma folha com as instruções de como fazer o portfólio virtual e pra que serve o mesmo. Depois de lermos e discutirmos sobre a folha entregue a professora comentou sobre um filme que ela reconda para nós alunos assistirmos, o nome dele é O senhor das armas é um filme de 2005, do gênero drama, escrito e dirigido por Andrew Niccol.
O filme fala sobre:


 Niccol conta a história da vida de Yuri Orlov, um ucraniano que imigra para os EUA com toda a família. Após presenciar um assassinato, ele decide ingressar no mundo de venda de armas. Em poucos anos, torna-se um dos maiores traficantes do planeta e, enquanto tenta escapar dos policiais que o perseguem, deve evitar que suas atividades influenciem sua família.














Fontes: www.google.com.br   ( imagem )
            www.cineplayers.com  ( filme )

Supostamente baseado em fatos reais (Niccol afirmou que Yuri Orlov é um amálgama de cinco traficantes existentes), O Senhor das Armas começa de maneira magistral.



                                                      By: Marina Galindo


____________________________________________________________

Tema: Elaboraçãodo Portfólio virtual

     Hoje a professora Ana Clara entregou uma folha que estava explicando o que é para fazer no portfólio e como será avaliado. Ela montou os grupos: anjo e protegidos, começou a ler e explicar a folha.
     A professora passou o nome de um filme que chama "Senhor das armas" para nos assistirmos.
     O filme "Senhor das armas" é baseado em fatos reais. Atrvés de um Cdinome, Yuri Orlov, um imigrante ucraniano que vivia em Brooklin EUA.
     Yuri Orlov junto com seu irmão Vitaly Orlov, eles começaram a vender armas ilegualmente. E se tornaram um dos maiores traficantes.
     Vitalyse viciou em cocaína e é internado em uma clínica de reabilitação.
     Yuri se casou com Ava. Yuri estava sendo vigiado por Jack Valentine um agente da interpol que queria prendê-lo. Jack pediu ajuda a mulher de Yuri Ava, que não sabia sobre os negócios do marido, para que ela o entregua-se Yuri. Ava confronta Yuri, ao ser confrontado Yuri aceita parar com negócio de armas. E monta uma empresa legalizada,que comerciava terras.
     Yuri nãqo resistiu as propostatas e começou a vender novamente armas ilegal.
      O filme termina com um Yuri sem amigos, abandonado por aqueles que o amava e continuou trafican- do armas ilegualmente sem se importar com as consequências    
                                                                 
                                                                                                       

Fontes: http://www.google.com.br/ (imagem)
 http://www.analisesenhordasarmas.blogspot.com.br/ (resumo do filme)













                                      By:Talita Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.