04 junho 2012

Resumo da aula do dia 04/06

Tema: A Resistência dos Indígenas à escravidão

  Hoje a aula foi expositiva. A professora passou para nós a data da prova de história (12/06) e a data para entregarmos a atividade avaliativa valendo dois pontos sobre o livro "Falando da Idade Média a nossos filhos"(11/06).
  Depois lemos o primeiro parágrafo do texto "A Resistência do Indígenas" (pág. 52 do livro didático da RSE de História do 8º ano), e começamos a fazer um fichamento de leitura. Fizemos o vocabulário do primeiro parágrafo do texto.
  Ao final da aula a professora pediu para anotarmos a ideia principal de cada parágrafo e também para fazermos o vocabulário de cada parágrafo como o do primeiro feito em sala.

FICHAMENTO:

1)  A Resistência dos Indígenas à escravidão
1.1) Vocabulário:

  • genericamente: de gênero/geral
  • gradativo: progressivo, de degrau em degrau
  • homogeneização: igualdade/igualar
  • rotulação: classificação superficial
  • ocultação: ocultar/esconder
Ideia principal: Homogeneização e descaracterização dos povos americanos e perda da sua identidade cultural.

1.2) Vocabulário:
  • escrivão: oficial público que escreve documentos
  • cronistas: pessoa que escreve crônicas-(narrações históricas em ordem cronológica)
  • "gentios":aquele que confessa a religião pagã
Ideia principal: Conquistar os índios e converte-los à religião católica.

1.3) Vocabulário:
  • regimento: corpo de tropas dirigido por um coronel
  • cativos: escravos
  • captor: quem captura, prende algo ou alguém
Ideia principal: Cativação dos indígenas em troca de mercadorias europeias.

1.4) Vocabulário:
  • embrenhar: desaparecer
  • consintam:
Ideia principal: Aliança entre povos e embrenhar dos indígenas.

1.5) Vocabulário:
  • --------------------
Ideia principal: Luta contra a escravidão indígena.

2) Vocabulário:

  • colonos: membros de uma colônia
Ideia principal: Formação de aliança entre os colonos portugueses e os guaianases contra outras nações indígenas.

2.1) Vocabulário:

  • revide: vingança
Ideia principal: União da aldeia de São Vicente com outros povos, formando a "Confederação dos Tamoios".

2.2) Vocabulário:

  • aportaram: conduzir
Ideia principal: Ignoração do Tratado de Tordesilhas, exploração do pau-brasil e espaço para os franceses praticarem sua religião livremente.

2.3) Vocabulário:

  • acirrando: estimular
Ideia principal: União dos franceses com os tupinambás contra os portugueses.

2.4) Vocabulário:

  • -------------------------
Ideia principal: José de Anchieta mantido como refém em uma tentativa de conseguir a paz, enquanto Manuel da Nóbrega, levava a proposta dos índios aos portugueses.

2.5) Vocabulário:
  • -------------------------
Ideia principal: Luta da Confederação dos Tamoios até 1567.

2.6) Vocabulário:
  • emancipação: libertação
  • exaltação: glorificação
Ideia principal: Depois da emancipação política de Portugal, o país vivenciou uma realidade diferente do momento histórico da Confederação dos Tamoios.

2.7) Vocabulário:

  • intitulado: nomeado
  • banzeiro: mar que se agita vagarosamente e em pequenas ondas
  • debalde: em vão
  • lumes: luz
  • olvida: esquece
  • crisálida: ninfa de borboleta
  • alcantilado: alto, empinado
Ideia principal: Poema escrito por Gonçalves de Magalhães, o introdutor do romantismo no Brasil, intitulado de "Confederação dos Tamoios".

3) Vocabulário:
  • quilombolas: designação comum aos escravos negros refugiados em quilombos(abrigo).
  • pejorativamente: desagradavelmente
  • confederados: reunidos
Ideia principal: Movimento de resistência à ocupação de terras indígenas e dos quilombolas empreendido conjuntamente por vários povos do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Bahia foi chamado de Confederação dos Cariri. 

3.1) Vocabulário:
  • -------------------------
Ideia principal: Era um grande atrativo para a Coroa portuguesa a ideia de expansão territorial, junto com a expulsão da população das terras férteis.

3.2) Vocabulário:
  • freguesias: povoação
  • maciça: compacta
Ideia principal: Dificuldade para se obter a expansão paro o sertão.

3.3) Vocabulário: 
  • "paulistas": termo pelo qual eram designados os sertanistas da Capitania de São Vicente, durante os séculos XVII e XVIII, na zona açucareira nordestina. No entanto, a forma mais comum pela qual são chamados é "bandeirantes".
Ideia principal: Expedições foram mandadas para combater os nativos.



by: Marina Nadu

Fonte: www.google.com.br (imagens)


_______________________________________


Tema: A Resistência dos Indígenas à escravidão

 Na aula do dia 04/06 a professora Ana Clara deu uma aula bastante expositiva. No começo da aula ela passo a data da prova de história que será no dia 12/06 e também passou a data da atividade avaliativa que iremos fazer sobre o livro: "Falando da Idade Média a nossos filhos", que será realizada no dia 11/06 falendo 2,0 pontos.
 Depois de discutirmos sobre as duas atividades avaliativas a professora leu conosco o texto :" A Resistêncoa dos Indígenas à escravidão" e nós ajudou a fazer um fichamento sobre o mesmo. Depois de acabar esse fichamento ela pediu como tarefa que fizessemos o mesmo porém também com o texto: "A confederação dos Tamoios" e "A confederação dos Cariri".


Fichamento:

1) A Resistência dos Indígenas.
1.1- Ideia Central: Homogenização e descaracterização dos povos americanos e perda da sua identidade cultural.

  • Vocabulário:
- Regimento: Normas e regras gerais que todos devem obedecer numa instituião.
- Gentios: Todos os povos não cristãos (povos pagãos)
- Cromistas: Autor de crônicas, hitoriados.
- Catívos: Prisioneiros.
- Captor: Quem captura, ou prende algo ou alguém.

1.2- Ideia Central: Conquistar os "gentios" e converte- los à religião Católica.

1.3- Ideia Central: Nas guerras entre os Índios e portugueses, era negociado os catívos em troca de mercadorias.
  • Vocabulário:
- Embrenhar: Entrar/ se esconder.
- Agravo: Desacato, ofensa, maltratar.
- Regimento: Tropas dirigida pelo coronel.
- Ecomendar: Pedir algo.

1.4- Ideia Central: Aliação entre os povos indígenas aos portugueses.
  • Vocabulário:
- Captura: Fez de prisioneiro.

1.5- Ideia Central: Luta contra a escravidão.


2) A confederação dos Tamoios.
2.1- Ideia Central: Aliança, união entre aldeias.
2.2- Ideia Central: Uniam da aldeia São Vicente, com outros povos
  •  Vocabulário:
- Revide: Efeito de revidar.

2.3- Ideia Central: Aportaram na baía de Guanabara os franceses, em busca de pau-brasil e um lugar para práicar a sua religião.
  • Vocabulário:
- Aportaram/ aportar:Chegar.

2.4-  Ideia Central: União dos franceses e Tupinambás contra os portugueses.
  • Vocabulário:
- Acirrando/ acirrar: Irritar acidentemente.

2.5- Ideia Central: José Anchieta, com a tentativa de conseguir paz, foi mantido prisioneiro.
2.6- Ideia Centra: A luta da Confederação dos Tamoios duro até 1567, ao cair a última aldeia.
2.7- Ideia Central: Conquistada a emancipação política de Portugal, o país revivenciou um realidade diferente.
  • Vocabulário:
- Emancipação: Liberto/ Liberação.

2.8- Ideia Central: Poema intitulado sobre a "Confederação dos Tamoios".
  • Vocabulário:
- Labareda: Chama alta; língua de fogo.
- Rescaldo: Cinza ou lava de vulcão.
- Banzeiro: Mar que se agita.
- Olvida: Esquece.
- Alcantilado: Elevar ou tralhar quase a prumo.

3) Confederação dos Cariri.
3.1- Ideia Central: Resistência a oucupação de terras indígenas e dos quilombolas.
  • Vocabulário:
- Intitularam: Dar título ou nome- a.
- Pejorativamente: A que se atribui significação desagradável, insultuosa, torpe ou obsena.

3.2- Ideia Central: A expulção da população das terras férteis, era um grande atrativo para a Coroa Portuguesa.
3.3- Ideia Central: Com a expanção ao interior(sertão) foi encontrada dificuldades na resistência oferecida pelos habitantes.
3.4- Ideia Central: Expedições mandadas para combater os nativos.


                                       by: Marina Galindo

______________________________________

Tema: A Resistência dos Indígenas à escravidão

   Hoje a professora Ana Clara deu uma aula expositiva, ela  passou a data da atividade avaliativa  do livro "Falando da  idade média aos nossos  filhos" que será no dia (12/06). A professora pediu para  lermos o texto "A resistência dos indígenas" (pág. 52 livro didático da RSE de historia do 8°).

Fichamento:

1) A Resistência dos Indígenas.
1.1- Ideia Central: os portugueses chegaram ao Brasil e denominaram a população genericamente como índios, com tanta diversidade.  

Vocabulário:
  • genericamente: de gênero/geral
  • gradativo: progressivo, de degrau em degrau
  • homogeneização: igualdade/igualar
  • rotulação: classificação superficial
1.2- Ideia Central: as primeiras cartas falam sobre admiração e espanto dos portugueses, mas ao mesmo tempo sentiam alegria pois a terra tinha muitas riquezas para explorar. 

1.3- Ideia Central: havia muitas guerras entre os índios e os portugueses.

Vocabulário:
- Embrenhar: Entrar/ se esconder.
- Agravo: Desacato, ofensa, maltratar.
- Regimento: Tropas dirigida pelo coronel.
- Ecomendar: Pedir algo.

1.4- Ideia Central: os portugueses conseguiram negociar com os índios os prisioneiros

Vocabulário:
- Captura: Fez de prisioneiro.

2.1- Ideia Central: alguns índios se aliaram aos portugueses ajudando na captura dos povos inimigos.

Vocabulário:
  • embrenhar: meter-se, esconder-se no mato.
  • jesuíticas: membro da companhia de Jesus.
2.2- Ideia Central:os portugueses queriam converter os índios para a religião católica. 

by: Talita Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.