07 novembro 2012

Resumo da aula do dia 05/11


Tema: Processo de independência do Brasil - 1792 a 1822

Hoje a professora Ana Clara começou a aula discutindo sobre a situação em relação aos pontos que restam para cada aluno da turma do 8°A, onde somente 6 alunos de 46 já passaram de ano e podem dizer que estão tranquilo. Discutimos esse assunto, porque vários alunos deixaram de fazer o trabalho passado na aula passada, do capítulo 4. Esse trabalho estava ajudando aos alunos recuperarem suas notas, pois na prova não foram muito bem. Depois foi passado um fichamento que deveremos faze-lo para a aula de amanhã, pois teremos um debate relativo ao mesmo.

05/11_ O processo de independência do Brasil - 1792 a 1822.

1- Antecedentes: página 133 a 139 --- para amanhã.
1.1- A Inconfidência Mineira e Conjuração |Baiana - 1792 a 1798.
1.1.1- Inconfidência Mineira: "Liberdade ainda que tardia" -- "Libertas quae sera tamen"

a) Motivação: A cobrança excessiva de impostos sobre a extração do ouro nas Minas Gerais -- "O quinto do ouro"
-- Causa imediata: A "derrama" do ouro - cobrança imediata de todos os impostos atrasados.

b) -- Organização do movimento;
-- Principais líderes;
-- Objetivos do movimento;
-- Estratégias a serem usadas para o sucesso da revolta;

c) A "traição" ou delação da conspiração.
-- Prisão e julgamento dos conspiradores.
-- A morte de Tiradentes e seu significado simbólico.

d) As consequências da Inconfidência Mineira

by: Marina Galindo

__________________________
Tema: O processo de Independência do Brasil - 1792 a 1822

  Hoje a professora começou a aula nos relatando a situação dos alunos do 8ºA em relação aos 35 pontos da 3ª etapa. Ela perguntou à turma quem já havia passado de ano em todas as matérias e somente 6  alunos de 46 levantaram a mão, ou seja, menos de 1/5 dos alunos podem dizer que já estão tranquilos. Depois foi perguntado quantos precisavam de 10 até 20 pontos e mais de 7 alunos levantaram a mão. Ela explicou que a última prova está por vir, são 11 pontos de participação e vários alunos estão pendurados em História, ou seja, se não estudarem e fizerem as atividades propostas o risco de recuperação é muito grande.
  Ela explicou a situação porque muitos alunos não entregaram na aula anterior à professora Ana Clara a atividade avaliada em dois pontos de interpretação de texto do capítulo 4.
  A professora passou no quadro uma espécie de fichamento para a próxima aula.

O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 1792 a 1822

1- Antecedentes: página 133 a 139 --- para amanhã.
1.1- A Inconfidência Mineira e Conjuração |Baiana - 1792 a 1798.
1.1.1- Inconfidência Mineira: "Liberdade ainda que tardia" -- "Libertas quae sera tamen"

a) Motivação: A cobrança excessiva de impostos sobre a extração do ouro nas Minas Gerais -- "O quinto do ouro"
-- Causa imediata: A "derrama" do ouro - cobrança imediata de todos os impostos atrasados.

b) -- Organização do movimento;
-- Principais líderes;
-- Objetivos do movimento;
-- Estratégias a serem usadas para o sucesso da revolta;

c) A "traição" ou delação da conspiração.
-- Prisão e julgamento dos conspiradores.
-- A morte de Tiradentes e seu significado simbólico.

d) As consequências da Inconfidência Mineira

Atividade (respostas)

1) Antecedentes:

1.1 - A Inconfidência Mineira ganhou importância de maior revolta colonial brasileira durante o século XX. Tiradentes foi transformado em herói nacional e mártir republicano. O grupo que se preparava para o levante era formado por homens importantes na Capitania e tinha apoio da tropa regular da região, o Regimento dos Dragões de Minas Gerais. A rebelião não chegou a acontecer, pois Silvério dos Reis encaminhou sua delação da Conjuração Mineira ao Visconde de Barbacena.

O movimento da Conjuração Baiana, ou dos Alfaiates, teve participação ampla das camadas humildes da população e defendia reivindicações de igualdade social e racial. A repressão dos conspiradores foi imediata, o governador decretou a devassa, que resultou na prisão e enforcamento dos principais envolvidos.

a) Os pesados tributos que estavam sendo cobrados por Portugal foram agravados pela decadência na produção do ouro na segunda metade do século XVIII, tornando o pagamento do quinto quase impossível, a situação estava insustentável.

Dona Maria I, rainha de Portugal, ao decretar um alvará que proibia as manufaturas no Brasil, forçando a população a adquirir produtos importados a preços muito elevados, provocou uma derrama com o acumulo das dívidas, que resultou na tentativa de conspiração para deflagrar uma revolução em Vila Rica.

b) O levante era formado por homens importantes da Capitania e tinha o apoio da tropa regular da região, o Regimento dos Dragões de Minas Gerais.

Os principais líderes foram: Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Luis |Vieira, João Rodrigues de Macedo, Domingos de Abreu Vieira e Joaquim Silvério dos Reis (delator da conspiração há Visconde de Barbacena).

O motivo do movimento foi a sobrecarga dos impostos.

A estratégia era assassinar o governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena; proclamar a República; transferir a capital para São João del Rei e adotar uma bandeira branca, tendo ao centro um triângulo com os dizeres: LIBERTAS QUAE SERA TAMEM (liberdade, ainda que tardia).

c) A rebelião em Vila Rica não aconteceu, pois foi denunciada para o governador de Minas Gerais por três conspiradores.

Tiradentes assumiu integralmente a responsabilidade da conspiração, foi condenado à morte, sendo enforcado em 21 de abril de 1792, ele se tornou herói nacional e mártir republicano.

d) A Inconfidência Mineira só ganhou importância de maior revolta colonial brasileira muito tempo depois, durante o século XX.





by: Marina Nadu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.